Short Courses (Information available in Portuguese)

 

Short course #1

ACESSIBILIDADE DE CONTE√öDO WEB E MULTIM√ćDIA: T√ČCNICAS E EXEMPLOS DO CONTEXTO EDUCACIONAL
André Pimenta Freire, Raphael Winckler de Bettio, Elaine das Graças Frade, Fernanda Barbosa Ferrari, José Monserrat Neto e Helena Libardi

05/11/2013 - 13:00 às 16:20

O desenvolvimento de Websites acess√≠veis √© fundamental para que pessoas com defici√™ncia possam ter acesso a conte√ļdo e a servi√ßos essenciais do dia-a-dia. Como indicado por Tim Berners-Lee, o inventor da Web, ‚Äúo acesso √† Web por todas as pessoas, independente de defici√™ncias, √© um aspecto fundamental‚ÄĚ. Este minicurso apresenta t√©cnicas para o design de conte√ļdo Web e multim√≠dia para torna-los mais acess√≠veis a pessoas com diferentes tipos de defici√™ncia. O minicurso trar√° exemplos do contexto educacional, incluindo quest√Ķes de acessibilidade para texto, imagens, √°udio, v√≠deo, elementos estruturais e de navega√ß√£o. Para todos esses tipos de conte√ļdo, ser√£o mostrados exemplos pr√°ticos com foco em como as quest√Ķes de acessibilidade podem afetar usu√°rios com diferentes tipos de defici√™ncia e como melhorar a acessibilidade de diferentes tipos de conte√ļdo.


Short course #2

EXPLORANDO HTML5, CSS3 E JQueryMobile NO CONTROLE E MONITORAMENTO DE CASAS INTELIGENTES
José Antonio Camacho Guerrero e Alessandra Alaniz Macedo

05/11/2013 - 16:40 às 20:00

Neste curso pretende-se apresentar e treinar o uso dos padr√Ķes mais recentes para o desenvolvimento de aplica√ß√Ķes Web: HTML5, CSS3, JQuery e JQueryMobile. Como estudo de caso planeja-se discutir e aplicar essas tecnologias na constru√ß√£o de um aplicativo para automa√ß√£o e cria√ß√£o de casas inteligentes). No passado, a automa√ß√£o se limitava a ind√ļstrias, por√©m hoje possui crescente e diversificado uso em resid√™ncias, shoppings e outros tipos de institui√ß√Ķes comunit√°rias. Automa√ß√£o busca o aumento da qualidade de vida e sustentabilidade por meio do uso eficiente de equipamentos, energia e servi√ßos. Planeja-se apresentar e discutir os seguintes itens: (1) Desenvolvimento de interfaces de usu√°rio para controle de hardware via Web: HTML5, CSS, JQuery e JQueryMobile,(2) Conceitos e componentes f√≠sicos de automa√ß√£o, (3) Exemplos de automa√ß√£o residencial e para a √°rea de sa√ļde, e (4) Estudo de Caso para treinamento.


Short course #3

DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES VIRTUAIS INTERATIVOS USANDO JAVA E KINECT
Almerindo Nascimento Rehem, Celso Alberto Saibel Santos, Clebeson Canuto dos Santos e Lucas Arag√£o de Carvalho

05/11/2013 - 13:00 às 16:20

Este curso tem a miss√£o de mostrar os novos conceitos do framework OpenNI2.2 ‚Äď Open Natural Interaction e o desenvolvimento de aplica√ß√Ķes que utilizem hardware de captura de profundidade, como os sensores Kinect da Microsoft e o Carmine 1.08 da Primesense, de forma adepta aos padr√Ķes do OpenNI.


Short course #4

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS M√ďVEIS USANDO TECNOLOGIAS WEB COM √äNFASE EM JOGOS
André Santanchè, Renoir Boulanger, Gabriela Viana, Ricardo Panaggio, Bruno Melo, Hugo Aboud

05/11/2013 - 16:40 às 20:00

We are experiencing a ‚Äúplatform epoch‚ÄĚ. Beyond the hardware, software platforms establish their kingdoms in mobile devices (e.g., iOS, Android, Windows Phone), social networks (e.g., Facebook), cloud apps (e.g., Google Apps, Microsoft SkyDrive) etc. In the mobile devices context, platforms offer to developers complete hermetic environments, including support to application development, market & distribution and interaction with mobile environment. Many of these benefits brought by platforms come with compatibility side effects, constraining applications to be reimplemented in different languages and to interact with distinct APIs, in order to address each platform. One of the most promising approaches to face this platform battle is based on the combination of Web technologies ‚Äď HTML5, CSS3 and JavaScript ‚Äď to produce platform-independent applications for mobiles. This mini-course gives an overview of this scenario. It departs from an architectural perspective of initiatives to extend these Web technologies to produce full-fledged applications in mobile devices; the solutions spectrum varies from redesigning the entire OS, to provide native access through APIs for Web applications. The course follows delineating the scenario for development of applications and presenting our practical case of game development, which pervades the examples in the entire course.

 

Short Course Committee:

  • Renato de Freitas Bulc√£o Neto ¬†(INF-UFG) - Chair
  • Iwens Gerv√°sio Sene J√ļnior ¬†(INF-UFG) - Co-chair

 

Short Course Program Committee:

  • Dilvan de Abreu Moreira ¬†(ICMC-USP)
  • Fernando Mota Trinta ¬†(DC-UFC)
  • Iwens Gerv√°sio Sene J√ļnior ¬†(INF-UFG)
  • M√°rio Antonio Meireles Teixeira ¬†(DEINF-UFMA)
  • Renato de Freitas Bulc√£o Neto ¬†(INF-UFG)
  • Renan Gon√ßalves Cattelan ¬†(FACOM-UFU)
  • Ricardo Couto Antunes da Rocha ¬†(INF-UFG)
  • Samyr B√©liche Vale ¬†(DEINF-UFMA)